• Maka

Experiências de Marca

Quando foi a última vez que você comeu algo diferente pela primeira vez? Você se lembra deste momento? O que te motivou a experimentar algo novo, o que te impulsionou e por algum motivo te passou segurança em experimentar o novo? Marcas fortes são as que tem o potencial de criar experiências únicas para seus consumidores, experiências que mesmo sem provarmos o produto já temos uma sensação de que no mínimo será algo incrível.

Cada vez mais as marcas precisam se conectar com seus consumidores e criar laços que transcendam a compra e/ou venda de um produto. O que antes eram apenas publicidades isoladas ou campanhas solitárias agora precisam se tornar experiências constantes de marca.

Os consumidores evoluíram e estão em busca muito mais apenas do que adquirir um produto, os prazeres intangíveis estão cada vez mais presentes nas relações entre marcas e consumidores. Fazer parte do universo de uma marca e se sentir acolhido por ela é o que mais motiva os consumidores a serem fieis a uma determinada empresa. Estes prazeres são o que chamamos de experiências, denominamos todo tipo de contato que um consumidor tem com uma marca de experiências, elas podem ser tangíveis ou intangíveis, tudo depende de cada ocasião.

Cada marca tem o potencial de conseguir criar uma atmosfera única com seus consumidores, desde que esta atmosfera seja fiel a essência da empresa. De nada adianta uma marca divulgar que tem uma preocupação com o meio-ambiente se em sua essência esta prática não é verdadeira. Aqui chegamos ao ponto mais importante do universo do branding, o DNA de cada marca.

Assim como nos seres humanos as marcas também têm seu DNA próprio que irá diferenciar umas das outras, tornando-as únicas no mercado. Os produtos por si só já não conseguem mais garantir a satisfação total do consumidor, precisa existir algo a mais, algo que realmente faça a diferença na hora da escolha.

Esta diferença pode - e deve - ser a própria marca! Para que isto aconteça é necessário entendermos e captarmos o DNA de cada marca, a essência de cada empresa, para assim conseguirmos criar experiências de marca fiéis a cultura da organização.

Não é mais aceito e nem digno de se comunicar uma FakeExperience, ou seja, uma experiência de marca enganadora. O mercado já não aceita mais experiências de marcas que não estejam alinhadas com a sua essência. Existem vários cases que podemos destacar de marcas que se apropriaram de uma cultura que não era a sua e acabaram caindo em descaso pelos consumidores. Assim como também temos cases maravilhosos de experiências super bem-sucedidas de marcas que utilizam sua essência para atrair novos consumidores, tornando-os advogados de marca.

Mais do que somente consumidores, as experiências desenvolvem embaixadores e advogados de marca, pessoas que defendem as mesmas causas de uma marca e que brigam por ela em todo o mundo. Consumidores apenas compram um produto, advogados compram e amam uma empresa.

As experiências são importantes pois aproximam os consumidores da empresa e acabam revelando qual é o seu real DNA, desta maneira os consumidores certos irão se aproximar da sua empresa. Crie experiências reais, para pessoas reais. Coloque as essências de marca em contato com seus consumidores.

Se a sua hamburgueria for caseira, faça de tudo para o consumidor se sentir em casa, desde a sua página no Facebook até mesmo qual o copo que você irá servir a bebida. Agora, se a sua hamburgueria for Express, seja rápido e pense em todos os detalhes para que o seu consumidor perceba, a todo momento, essa agilidade. Não importa qual a sua hamburgueria, existe uma experiência para cada momento.



© 2020 por maka.branding.

contato@makabranding.com

Alameda Rio Branco 238, 7º andar, sala 73 - Blumenau/SC - Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon