• Maka

Marcas icônicas

O mundo está repleto de marcas que se tornaram verdadeiros ícones e que conseguiram se reinventar e aumentar cada vez mais o seu conceito de resiliência. A grande pergunta que fica é: como que estas marcas conseguem se manter sempre em alta e ao mesmo tempo venderem, em suma, o mesmo tipo de produto?


Acredito que o primeiro passo é a distinção que precisamos fazer entre marcas e produtos. Produtos são passíveis de cópias, seja por completo ou como inspiração básica, porém o que torna um produto único é sua marca. Marcas são únicas, marcas dão identidade a produtos e tem a capacidade de torná-los algo marcando. Isso não quer dizer que empresas possam ter um péssimo produto e uma ótima marca, afinal, um produto (com qualidade) é o mínimo que se espera! É importante entender esta distinção entre marcas e produtos e também que ambos, apesar de distintos, caminham lado a lado.


Para uma marca ser icônica é necessário entender o seu DNA e não mentir, não tentar ser algo que não é. Se você é ecologicamente correto pode se apoiar nisso, mas caso não seja, não tente maquiar este cenário. Nestes novos tempos em que vivemos, quanto mais autêntica uma marca for, quanto mais essência ela tiver, melhor será o relacionamento com o seu cliente. Todas as ações podem e devem seguir este DNA, o que antes eram ações de marketing, agora passam a ser ações de marca.


Marcas como Converse, Coca-Cola, Nike e Tesla, por exemplo, conseguem encontrar na sua essência repostas para os seus mais desafiadores momentos. Seja em busca de um novo projeto ou mesmo na construção de novos produtos. Isto não vale apenas para marcas grandes, isso vale desde a padaria do seu bairro até marcas já consolidadas. Encontrar qual é o DNA da sua marca é um passo importante, a partir dele conseguimos começar a desenhar e mensurar o seu público em potencial.


A capacidade de se reinventar também é primordial para marcas icônicas, no cenário desafiador em que vivemos é essencial. Para se reinventar a marca precisa olhar para o seu DNA, especialmente para o conceito de resiliência desenvolvimento pela mesma. Está reinvenção também precisa ter conexão com seu DNA, assim o cenário ficará mais conectado. Toda marca tem potencial para se reinventar a partir do seu DNA, basta fazer a construção correta.


© 2020 por maka.branding.

contato@makabranding.com

Alameda Rio Branco 238, 7º andar, sala 73 - Blumenau/SC - Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon