• Maka

Marcas no Digital

Com certeza a maioria das pessoas estão se fazendo a mesma pergunta neste momento: "Como eu posso divulgar a minha marca, ter um bom engajamento, muitos likes no perfil e ter um "gasto" próximo a zero?".


Bom, vamos começar desmistificando algumas coisas. Primeiramente sabemos que não é possível abrir um negócio e não pensar em gastar com materiais de publicidade, ou seja, no universo digital é a mesma coisa.


Você precisa divulgar a sua loja/serviço e para isso precisa fazer algum tipo de investimento em mídia (contratação de espaço pago), desta maneira você conseguirá aparecer mais e tornar-se mais conhecido. É uma regra básica, quem mais investe, mais aparece! Porém existe uma forma de potencializar este seu investimento e atrair mais consumidores que sejam fiéis a marca.

Sabemos que nos dias atuais cada vez mais as marcas estão investindo em ambientes digitais e procurando se pulverizar por ali, porém somente o investimento financeiro já não sustenta mais o sucesso de uma marca. Para que ela se torne realmente relevante neste segmento é preciso ter cada vez mais um conteúdo de marca atrelado ao DNA da empresa, fazendo assim com que o investimento seja potencializado por este conteúdo.

Marcas fortes e com uma essência bem definida conseguem construir um conteúdo de marca que ultrapasse somente o "vender um produto", estes conteúdos acabam atraindo consumidores que não estão apenas interessados somente em comprar algo e sim em fazer parte de uma marca.


Quanto mais as empresas conseguirem passar um conteúdo interessante e que faça parte da essência da organização, mais ele irá ganhar relevância entre os consumidores e os mesmos começaram a utilizar este canal como forma de conteúdo e assim entenderem a marca como referência no segmento.


Outro fator que precisamos desmitificar é a quantidade de valor a ser investido, nem sempre grandes verbas fazem os melhores verões. Na grande maioria das vezes trabalhar com verbas menores, mais segmentadas e em regiões específicas são o melhor caminho. Desta uma maior penetração do conteúdo. Porém de nada adianta se este conteúdo não estiver alinhado ao DNA da marca.

Uma marca que tem uma essência de marca muito bem definida e consegue colocar esta essência em contato com seus consumidores é a Oceano SurfWear (@oceanosurfwear) e a FARM (@adorofarm).


Ambas as marcas têm um público bem específico e conseguem terem mais do que somente consumidores. Pelo seu conteúdo e maneira de passar as informações as duas marcas acabaram tendo embaixadores de marca, um público realmente fiel e que acaba divulgando a marca por onde passa.

O conteúdo nos dias de hoje é o que vai realmente potencializar e diferenciar a sua marca das demais. Os investimentos e métricas são realmente essenciais, porém de nada adianta se não forem acompanhados de um conteúdo único alinhado ao DNA de cada empresa.


© 2020 por maka.branding.

+55 47 3288.8059 | contato@makabranding.com

Alameda Rio Branco 238, 7º andar, sala 73 - Blumenau/SC - Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon